III Congresso Brasileiro de Neurogenética

Mensagem do presidente


III Congresso Brasileiro de Neurogenética

Onde a ciência encontra a prática clínica

Em 2023, realizaremos a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Neurogenética em um momento de encontros.

Em 2016, quando as sementes deste congresso estavam sendo plantadas durante o Encontro de Neurogenética, era difícil imaginar que tivéssemos muitos interessados nesta área do conhecimento. Hoje, a genética invadiu os consultórios e as cátedras da neurologia de adultos e crianças e a neurologia nunca foi tão necessária para a prática de médicos e médicas geneticistas no Brasil.

Vivemos não apenas um momento de revolução diagnóstica, mas também um momento de revolução terapêutica. Termos como oligonucleotídeos anti-sentido, RNA de interferência, vírus adeno-associados, chaperonas, pequenas moléculas, passaram a não ser mais estranhos e a sua disponibilidade na prática clínica trouxe a estabilização e mesmo a melhora dos sintomas de pacientes com doenças neurogenéticas graves. A solidez dos conhecimentos clínicos, da semiologia neurológica, dos princípios éticos e da medicina baseada em evidências não perderam espaço, pelo contrário, passaram a ser ainda mais importantes, pois sem elas não é possível fazer com que todos esses avanços tecnológicos possam gerar benefício ao paciente.

Em 2021, devido à pandemia da COVID-19, o congresso foi redesenhado para que pudesse ocorrer totalmente de forma virtual e assim como já tinha ocorrido em 2018, o evento foi um sucesso. Dessa vez com a participação de mais de 1000 congressistas. Entretanto, apesar da excelência do conteúdo abordado, dos palestrantes e discussões, algo ficou faltando: o encontro físico entre os participantes e as trocas decorrentes desses encontros.

Por essa razão, a palavra-chave do 3º Congresso Brasileiro de Neurogenética será encontro. Iremos oportunizar o encontro dos congressistas com a fronteira do conhecimento em neurogenética e com informações essenciais para a prática clínica. Que desse encontro possamos nos entusiasmar com os avanços científicos e trocas de informações, nos tornar mais ternos ao compartilharmos casos clínicos e experiências no cuidado de pacientes, e que juntos possamos elevar ainda mais o patamar da Neurogenética clínica brasileira.

Venham se encontrar conosco no 3ª Congresso Brasileiro de Neurogenética!

 

Jonas Alex Morales Saute
Presidente do III Congresso Brasileiro de Neurogenética